Promove Solidário

2006 a 2010

1.ª edição

Em outubro de 2006, a instituição aderiu, pela primeira vez, ao Dia da Responsabilidade Social, a convite da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior). Uma tarde de recreação foi oferecida à comunidade, com brincadeiras, cultura e exibição de filme infantil. O público adulto participou de palestras, da aferição de pressão arterial e pode emitir a declaração anual de isento de imposto de renda.

A partir daí, todos os anos, as Faculdades Promove contam com o apoio de várias empresas para a realização do Dia Solidário, oferecendo diversificação no atendimento: brinquedos infláveis, pintura facial, oficina de origami, oficina de decoração em balão, oficina de desenho, cabeleireiros, aferição da pressão arterial, futebol, apresentação musical, apresentação de dança, prestação de serviços na área de saúde e palestras educativas para adultos.

2011

6.ª edição

No dia 24 de setembro, os moradores do bairro Itapoã estiveram presentes no evento de ação social Promove Solidário, realizado em parceria com o PLEC, no bairro Itapoã. As atividades iniciaram às 13h e se encerraram às 18h. Este é o sexto ano consecutivo do evento, que sempre procura beneficiar comunidades distintas.

Foram 133 voluntários envolvidos no evento, entre funcionários e alunos da Faculdade Promove de Sete Lagoas e da Faculdade Setelagoana de Ciências Gerenciais (Fascig), além dos voluntários do PLEC. Foram realizados 891 atendimentos durante a tarde.

Na rua de lazer aconteceram as oficinas de desenho e pintura livres, com 63 participantes; pintura em rosto, onde passaram 80 crianças e adultos; resgate de brincadeiras antigas e a oficina AMAR (Artesanato do Meio Ambiente Reciclável), ofertada por 17 alunos do 4.º período de Gestão Ambiental a 84 pessoas ao longo do evento. Nesta oficina, os acadêmicos ministraram palestras sobre o meio ambiente, ensinaram a criar o brinquedo vai-e-vem com garrafas pet e, ainda, levaram desenhos a serem coloridos nas cores corretas das lixeiras recicláveis, após breve explanação às crianças e adolescentes sobre o assunto. Crianças entre 02 e 05 anos puderam se divertir na piscina de bolinha, que também ficou na rua de lazer. Todos os presentes puderam saborear, à vontade, pipoca e algodão doce.

A Biblioteca do PLEC foi utilizada para a contação de história. Duas alunas do curso de Administração se fantasiaram e revezavam as turmas para iniciar as atividades. Ao todo, 51 crianças participaram das historinhas. A atividade Quebracuka bateu recorde de participação: 140 crianças passaram pela atividade de raciocínio lógico e pleiteavam os brindes pela participação e acertos dos testes. A oficina de pintura em cerâmica também foi um sucesso! Ao todo, 116 crianças soltaram o dom artístico e pintaram as peças disponibilizadas pelo PLEC, que puderam ser lavadas para casa. O SENAC enviou cabeleireiras e uma instrutora, que cortaram o cabelo de 51 pessoas.

O Promove Solidário também realizou atividades para os adultos. Uma aluna de Administração orientou 15 pessoas sobre o controle do orçamento doméstico e familiar. O Telecentro do PLEC ficou aberto durante o evento e 03 monitores dos Telecentros das Faculdades Promove atenderam 37 moradores do bairro, informando sobre os cursos do Governo de Minas, existentes no Portal Inclusão Digital, e realizaram a conferência da situação cadastral do CPF dos interessados.

A Prof.ª Yara Guiscem, psicóloga, ministrou uma palestra sobre “Convivência Familiar”, que atraiu a atenção dos participantes. O Subtenente da Polícia Militar, Rock Hudson, ministrou a palestra “Drogas: como evitá-las?”, para 32 pessoas. Em ambas as palestras foram sorteadas uma cesta de produtos Ninfa e um produto de beleza unissex.

Pela terceira vez, o CEFAP foi parceiro do evento e enviou 05 técnicas de enfermagem para aferirem a pressão arterial da população e realizarem teste de glicose, coordenadas pela supervisora, Prof.ª Terezinha Evangelista de Sá Gomide.

Outra empresa parceira foi a Vida Card, que divulgou o evento no bairro em carro de som próprio e disponibilizou o veículo para animação musical durante o Promove Solidário. Das 13h às 13h30min, a dentista da empresa, Dr.ª Kênia Moscardini, ensinou técnicas de escovação bucal. A empresa sorteou 10 adesões do Plano Assistencial Vida Card, que oferece desconto na área de saúde, no comércio local e ainda serviço funerário familiar gratuito. Foram sorteadas, também, 17 sacolas personalizadas da Vida Card, ecologicamente corretas, e 02 limpezas odontológicas.

Além dessas empresas parceiras, por mais um ano as Faculdades Promove também contaram com empresas patrocinadoras, como o Laboratório Cedac e os salgadinhos Lucky (Pepsico). Durante o evento, a Lucky enviou um representante que distribuiu amostras dos salgadinhos e doou brindes para o sorteio geral, que aconteceu ao final do evento.

Foram mais de 200 brindes variados, entre eles CDs, sandálias rasteirinhas, blusas, bolsas, pen drives, mochilas, produtos de beleza, copos, bijuterias, bonés, enfeites, brinquedos, jogos, bolas, bonecas, etc. Também foram sorteadas, com livros infantis, dez crianças do bairro que mais utilizaram a Biblioteca do PLEC, ao longo do ano, denominadas como maiores leitoras. Alunos e funcionários se empenharam para a doação dos brindes, envolvendo e aproximando as empresas para a nobre causa da responsabilidade social.

As Faculdades Promove agradecem o empenho de todos os voluntários e das empresas que abraçam essa causa, pois acreditam que pequenas ações podem transformar o mundo das pessoas.

Confira, abaixo, as empresas parceiras e demais patrocinadoras do Promove Solidário.

Empresas parceiras e patrocinadoras:

Cácia Couros

Continental Peças

CTB Caldeiraria

Depósito JK

Distribuidora Alonso (Água Viva)

Estrela Guia

Gleysson Nunes

GLK Instalações

Life Book Fotografia e Filmagem

Livraria 7 Páginas

Livraria João Paulo II

Master Alimentos

Mel Amor

Mercearia Josiane I

Mercearia Josiane II

Mineragua Distribuidora de Água Mineral Ouro Minas

Opte Livros

Papelaria Papelsete

Papelaria Toledo

Polícia Militar

Restaurante Maloca

Roraima Utilidades

Secretaria de Cultura e Comunicação Social

Sete Lagos Transportes

Seventec Tecnologia em Informática LTDA – ME

Spaço Presentes

Supermercado Santa Helena

Vereador Dalton Andrade

2012

7.ª edição

No dia 29 de setembro, a Faculdade Promove de Sete Lagoas realizou o Promove Solidário, no CAIC Prof. Galvão, bairro Montreal, durante toda a tarde. O evento contou com a participação de mais de 130 acadêmicos, professores e funcionários da faculdade, que ofereceram 15 atividades diversas, além de atrações e sorteio de brindes. Este foi o 7.º ano de realização do evento que já aconteceu no Centro e nos bairros Nova Cidade, Universitário e Itapoã.

Alguns alunos do Campus II ficaram por conta de entreter a criançada com brincadeiras, entre elas cabra-cega, amarelinha e dança das cadeiras. Trinta e nove crianças se divertiram nesta sala.

Como em anos anteriores, o SENAC enviou uma equipe de cabeleireiras em formação para a realização de cortes de cabelo masculino e feminino. Foram atendidas 18 pessoas ao longo da tarde.

Parte da criançada também pode se divertir na oficina de desenho livre com guache, lápis de cor e giz de cera, soltando a imaginação e a criatividade. Mais de quarenta crianças brincaram na oficina.

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de acadêmicos do curso de Comunicação desenvolveu a oficina de grafitte, que ensinou técnicas de letras decorativas ao público presente. As pessoas recriaram as letras, formando frases ou nomes, e deram cor às suas criações. Ao todo, 72 pessoas passaram pela atividade.

Os alunos de Gestão Ambiental, supervisionados pela Coordenadora do curso, Prof.ª Márcia Leão, realizaram as atividades de plantio de horta em garrafa e pet e de sucos nutritivos com hortaliças, frutas e legumes. Ao longo da tarde, as duas oficinas tiveram intensa movimentação. Quarenta e cinco pessoas aprenderam a reaproveitar a garrafa pet para plantar horta e 66 pessoas aprenderem a fazer os sucos nutritivos, que foram servidos à vontade, durante o evento, a todos que quiseram saboreá-los.

Os formandos em Administração, Aislan Martins, Leandro Alves e Márcio de Oliveira, realizaram atendimento de marketing pessoal e profissional, direcionado para empresários e funcionários, de diversos segmentos. Foram abordados temas sobre o sucesso no relacionamento empresarial, como investimentos, qualificação e valorização da empresa e do empregado. Os alunos puderam levar seus conhecimentos a 14 pessoas na atividade.

Uma oficina que também não parou foi a de pintura em rosto. Crianças, jovens e até adultos passaram pela atividade, composta por 03 alunos de Comunicação e 02 de Administração. Até o final da tarde, 126 pessoas já tinham passado pela pintura.

Pelo terceiro ano consecutivo, os ex-alunos de Administração realizaram a oficina de raciocínio lógico Quebracuka, que aplica testes aos participantes e oferece um brinde, de acordo com o acerto de questões. Neste ano, 168 pessoas participaram da atividade.

Os alunos do curso Tecnológico de Recursos Humanos realizaram uma oficina específica de RH, orientando sobre entrevistas de emprego, confecção de currículos e, ainda, firmaram parceria com a agência de empregos Vitória, para o cadastro gratuito de 100 currículos, por um ano. Quarenta e duas pessoas passaram pelas atividades, entre adolescentes e adultos. Foram distribuídos mouse pads aos participantes, doados pela Irmandade de Nossa das Graças, Hospital Nossa Senhora das Graças e Planseg.

Uma das novidades no evento foi a oficina de áudio, desenvolvida por três alunos de Comunicação, que ensinaram recriação de sons de cenas de filmes, adivinhação de trilhas sonoras e criação de jingles, que são músicas para divulgação de uma determinada informação, técnica muito utilizada por empresas para apresentar seus produtos. Onze pessoas passaram parte da tarde nesta oficina.

O aluno Carlos Bertoldo, do curso de Comunicação, reuniu colegas e realizou a atividade de dança, durante toda a tarde. Os 46 participantes passaram por técnicas de alongamento, relaxamento e dançaram diversas coreografias.

A Adesa (Associação de Desenvolvimento Ambiental) apresentou o teatro A Floresta Encantada, na arena, e sorteou três mochilas aos presentes. Os escoteiros do 144.º Grupo de Escoteiros Chuí Oiapoque (MG) realizaram uma reunião com os escoteiros mirins, hastearam as bandeiras local, estadual e nacional e, logo após a apresentação do teatro da Adesa, envolveram o público presente para o plantio de 200 mudas de sansão do campo, doadas pela empresa nat. Alimentos, para conserto da cerca viva do CAIC.

A empresa Arcus enviou produtos como brindes, que foram sorteados a algumas donas de casa que prestigiaram o evento.

Como acontece todos os anos, foram servidos pipoca e algodão doce à vontade. Também teve lanche, com cachorro quente, refrigerantes doados por alunos e sucos doados pela Lual Alimentos. Várias empresas também foram parceiras e patrocinadoras.

Durante todo o evento foram realizados 695 atendimentos em todas as atividades. A Faculdade Promove agradece ao CAIC, a todos os parceiros, alunos, funcionários, professores e comunidade que contribuíram para a realização e sucesso do evento.

2013

8.ª edição

Na tarde do dia 21 de setembro, a Faculdade Promove de Sete Lagoas realizou a 8.ª edição do evento de ação social Promove Solidário, na unidade localizada no bairro Nova Cidade, com várias atividades e oficinas direcionadas para crianças, jovens e adultos, totalmente gratuitas. As atividades envolveram 73 alunos no dia do evento e 09 egressos, além dos parceiros voluntários. Ao todo, foram realizados 598 atendimentos.

Os alunos do 1.º e 2.º períodos do curso de Comunicação realizaram o Bazar Solidário, que doou mais de 500 peças de roupas e vários pares de calçados aos visitantes da atividade. Alguns alunos do 1.º período de Administração se fantasiaram da turma do Chaves e realizaram a oficina de resgate de brincadeiras antigas, entretendo a criançada e atraindo a atenção dos adultos. Outra atividade desenvolvida por alunas de Administração foi a contação de histórias, que envolveu fantasias, fantoches e livrinhos infantis para a diversão da criançada. A criatividade esteve solta na atividade de desenho e pintura livres, com lápis de cor, giz de cera e tinta guache.

Alunas do 4.º período de Administração ofertaram a atividade de Orientação Profissional e Elaboração de Currículo, onde os participantes receberam uma cartilha e tiveram a oportunidade de confeccionar e imprimir o currículo. A artista autodidata Elisa Mara Moreira foi convidada a participar do evento, juntamente com alguns concluintes do curso de Administração, na atividade de pintura na pele, encantando a criançada com os desenhos criativos, coloridos, brilhantes e diversificados.

Pelo quarto ano consecutivo, a formanda em Comunicação, Suellen Uises, realizou a oficina de grafitte em papel, auxiliada pela colega Raíssa Dornelas e por calouros de Comunicação, objetivando a continuidade da oficina pelos iniciantes, como ela fez ao longo da sua trajetória acadêmica.

Alguns ex-alunos de Administração realizaram, também pelo 4.º ano consecutivo, a atividade de raciocínio lógico “Quebracuka”, com sorteio de brindes aos participantes. Uma turma de alunas do curso de Recursos Humanos realizou outra atividade de testes da mente, instigando o raciocínio rápido.

A Coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Prof.ª Márcia Leão, convidou alunos do curso de Gestão Ambiental que ofereceram as atividades de Plantio de Horta em Garrafa Pet e de Sucos Nutritivos (com frutas, verduras e legumes), pelo 2.º ano seguinte, repetindo o sucesso do ano passado.

A fisioterapeuta Mônica Raposo, especialista em Saúde da Mulher, realizou uma palestra sobre perdas e infecções urinárias de repetição, com uma abordagem sobre os problemas decorrentes da gravidez e pós-parto, assim também como transtornos que podem acompanhar a mulher em outras diferentes fases da sua vida, como a menopausa. A fisioterapia é considerada, hoje, um dos tratamentos mais eficazes na melhora dessas doenças e a Dr.ª Monica Raposo deu dicas importantes, entretendo as participantes.

O Conselho Tutelar – Setor 2 esteve presente para emissão da segunda via de certidão de nascimento para crianças e adolescente até 17 anos e 11 meses. Na oportunidade, foram sanadas algumas dúvidas dos visitantes, sobre emissão de documentos.

Por mais um ano, o Senac abrilhantou o evento, enviando cabeleireiros para cortes de cabelo (masculino e feminino) e de técnicos de enfermagem para aferição da pressão arterial. A consultora de cosméticos da Mary Kay, Dardânia Batista de Souza, ensinou noções básicas de cuidados com a pele e, na oportunidade, as participantes ainda aprenderam técnicas de maquiagem.

Ao longo do evento houve distribuição de pipoca e de algodão doce. Também foi servido um lanche com cachorro quente e refrigerante a todos. Por mais um ano a Faculdade realizou este evento de ação social e de prestação de serviços gratuitamente, proporcionando uma tarde divertida e diferente aos presentes.

A Faculdade Promove agradece a todos os parceiros, patrocinadores e voluntários que estão sempre presentes nos projetos realizados pela IES. Confira, abaixo, as fotos das atividades e oficinas realizadas.

PARCEIROS E PATROCINADORES:

Barraca Cia. e Filhos

Cantina Campus II

Conselho Tutelar – Setor 2

2014

9.ª edição

A nona edição do Promove Solidário aconteceu no dia 20 de setembro de 2014, na Escola Municipal Prof. Edson Abreu, localizada na Av. Zezito Filizola, 15, na Praça da Arara. O evento envolveu alunos, ex-alunos, professores, funcionários e empresas parceiras para o desenvolvimento de atividades sociais e extensionistas, relacionadas à área dos cursos. Este ano foram oferecidas 12 atividades diversificadas, abrangendo todas as faixas etárias.

Os alunos do curso de Gestão Ambiental realizaram duas atividades na área do curso: plantio de horta em garrafa pet e sucos nutritivos com legumes, frutas e verduras. Cerca de 90 pessoas participaram da oficina de plantio de horta em garrafa pet. Foram servidos mais de 150 copos de sucos aos visitantes da atividade. Os alunos de Administração realizaram pintura em rosto; jogos de tabuleiro, com dama, xadrez e ludo; oficina de desenho livre; oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis e oficina de resgate de brincadeiras antigas.

Os alunos de Comunicação Social realizaram a doação de roupas, calçados, brinquedos e livros, na atividade “Gostou, Levou”. Outros alunos do 3.º e 4.º períodos do curso de Comunicação, que se empenharam no apoio da divulgação do evento, em busca de mídias diversificadas, como parte da disciplina Mídia e Interatividade, da Prof.ª Suellen Lima, estiveram presentes, também, nas atividades de apoio do evento..

Um grupo de ex-alunos do curso de Administração realizou, pelo sexto ano consecutivo, a oficina de raciocínio lógico “Quebracuka”, com aplicação de testes de memória e jogos dos sete erros. Neste ano, 196 pessoas da comunidade participaram desta atividade.

O SENAC enviou cinco técnicos de enfermagem para a aferição de pressão arterial, e ainda disponibilizou a palestra “Limites na educação de seus filhos: o papel da família”, proferida por Giuliana G. Reis Faria.

A Advance realizou o cadastro de interessados e sorteou um curso de informática gratuito, ao final do evento.

A criançada se divertiu, também, com a cama elástica. Como em todos os anos, houve distribuição de pipoca, algodão doce e lanche à comunidade presente. Ao longo do evento, foram realizados 1083 atendimentos em todas as atividades. O registro completo do evento encontra-se no facebook do projeto (facebook.com/comunidadesolidariapromove).

Diversas empresas são patrocinadoras, parceiras e apoiadoras do evento, em uma demonstração de credibilidade do trabalho desempenhado pela instituição.

2015

10.ª edição

No dia 07 de novembro, a Faculdade Promove de Sete Lagoas realizou a 10.ª edição do evento Promove Solidário, em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior – Dia do Ensino Responsável, instituído pela ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior). Este ano, a ação aconteceu na Escola Municipal Francisca Ferreira de Avelar, no Barreiro, das 13h às 18h, envolvendo 71 voluntários.

Alunos, ex-alunos, funcionários e voluntários da sociedade ofereceram diversas atividades à comunidade, tais como oficina de brinquedos recicláveis, cama elástica, pintura em rosto, desenho livre, oficina de raciocínio lógico (Quebracuka), oficina de modelagem em massinha e oficina de colagem.

A Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo – FACIC, Prof.ª Danielle Alves de Carvalho Mota, supervisionou as atividades de aferição da pressão arterial e o teste de glicemia capilar, realizadas pelos acadêmicos do curso de Enfermagem, Davidson Henrique P. Leal e Aline Batista Barbosa.

Por mais um ano, o SENAC foi parceiro do evento, oferecendo cortes de cabelo aos presentes, sob a supervisão da orientadora Andréa Márcia C. Freitas.

Os alunos do 7.º e 8.º períodos do curso de Comunicação Social, envolvidos por um trabalho da disciplina Gestão e Produção Publicitária, ministrada pela Prof.ª Suellen Lima, patrocinaram o refrigerante, que foi servido com cachorro quente. Ao longo do evento, ainda foram servidos algodão doce e pipoca.

A Turi patrocinou o transporte de ida e volta dos acadêmicos e também dos alunos da Escola Municipal, que residem no entorno do Barreiro. Nesta 10.ª edição do Promove Solidário, diversas novas empresas se tornaram parceiras e patrocinadoras, abrilhantando ainda mais o evento.

Durante a ação, foram realizados 840 atendimentos nas atividades oferecidas.

Após a realização do evento, a Faculdade Promove recebeu, da ABMES, o selo de instituição socialmente responsável. A cada ano a ação ratifica a importância do envolvimento de toda a comunidade acadêmica e das empresas para o bem comum, despertando o espírito de solidariedade em todos. Por mais um ano, a Faculdade agradece a todos os envolvidos no evento.

2016

11ª edição

No dia 22 de outubro de 2016 a Faculdade Promove de Sete Lagoas realizou a 11.ª edição do Promove Solidário, na E. E. Prof.ª Elza Moreira Lopes, no bairro Montreal. Foram realizadas 14 diferentes atividades extensionistas e sociais desenvolvidas por 43 alunos, 06 egressos, três técnicos de enfermagem da Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo – Facic, alguns integrantes do grupo Amigos do Bem, funcionários da Faculdade Promove e profissionais do Instituto Mix.

Os técnicos da Facic realizaram a aferição de pressão arterial em 89 pessoas e fizeram teste de glicemia em 120 visitantes. Profissionais do Instituto Mix realizaram cortes de cabelo masculino e feminino, fizeram designer de sobrancelha e prestaram informações sobre primeiros socorros.

Um acadêmico de Redes de Computadores e dois de Comunicação Social realizaram uma oficina interativa no laboratório de informática, ensinando sobre o sistema operacional Linux Educacional, bem como sobre movimentação e seleção de arquivos com o mouse. Também aprenderam a navegar na internet, a acessar o Facebook e assistir vídeos no YouTube. As crianças e adolescentes que participaram da oficina tiveram um maior interesse por jogos. Ao todo, 67 pessoas passaram na atividade.

Um grupo composto por alunos de Comunicação Social ofereceu a oficina de Libras, ministrada pelo acadêmico Joel Ferreira que contou, também, com a participação de uma acadêmica com necessidade auditiva.

Duas egressas de Recursos Humanos, Sara Duarte e Paloma Nogueira, ofereceram a oficina de Dicas de RH, informando sobre confecção de currículos e comportamento em uma entrevista de emprego.

O egresso de Administração, Antônio Formiga, ministrou a atividade de agroecologia na agricultura familiar. Os participantes realizaram o plantio de mudas em garrafas pet, com sistema de autoirrigação.

Outros dois egressos de Administração, André Nascimento Costa Rodrigues e Arley Alves Barbosa, auxiliaram nas diversas atividades do evento.

A tradicional oficina de brinquedos recicláveis, realizada pelos alunos de Administração, contou com a presença de 79 participantes, que tiveram a oportunidade de criar brinquedos com garrafas pets, copinhos de iogurte e diversos outros materiais reaproveitáveis.

Pelo segundo ano consecutivo, acadêmicas de Administração fizeram a oficina de resgate de brincadeiras antigas, dentre elas, amarelinha, forca, passa anel, dança das cadeiras, telefone sem fio, pula corda e escravos de Jó, onde passaram 44 crianças. Esta atividade contou, também, com a participação do egresso de Administração, Gabriel Veríssimo.

Outro grupo de acadêmicos de Administração, juntamente com os Amigos do Bem, ofereceu a oficina de testes de raciocínio lógico para 40 crianças e adultos, com distribuição de brindes e guloseimas.

Os Amigos do Bem estiveram presentes ao longo do evento e, fantasiados de palhaços, percorreram as atividades e realizaram a pintura em rosto em 67 visitantes.

A criançada pode ser divertir muito no desenho livre com lápis de cor, giz de cera e tinta guache. A cama elástica ficou montada do início ao fim, por onde passaram mais de 80 crianças.

O evento faz parte da campanha nacional do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior – Dia do Ensino Responsável, instituído pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Por mais um ano, após a realização do evento, a ABMES concedeu o selo de instituição socialmente responsável à Faculdade Promove, válido até 2017. A IES agradece a todos os participantes e acredita que o sucesso é fruto do envolvimento de todos.

Apoio, parceria e patrocínio:

Amigos do Bem

Distribuidora Diogo

Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo – FACIC

Funcionários CDD da AmBev

Jornal Hoje Cidade

Laguna Buffet

Lippi Gás

Panificadora Lanza

Papelaria Rafael

Papelsete Papelaria

Portal Sete

Rádio Eldorado

2017

12.ª edição

No dia 23 de setembro, a E. E. Prefeito Zico Paiva, no bairro Aeroporto, recebeu o evento Promove Solidário, realizado pela Faculdade Promove de Sete Lagoas. Esta foi a 12.ª edição do evento, que já percorreu distintos bairros na cidade. Com realização anual e gratuito, o Promove Solidário corresponde ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior, instituído pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), com o objetivo de levar ações extensionistas e sociais à comunidade.

Aberto a toda a comunidade, o evento proporcionou diversas atividades aos presentes. Os alunos do curso de Enfermagem, sob a coordenação das professoras Daniela e Lílian, fizeram a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia capilar em 328 pessoas. Intercalando, também, na pintura artística feita em rosto, as professoras de Enfermagem e os alunos fizeram a alegria de 119 pessoas com belas pinturas faciais.

Um grupo de alunos do curso de Comunicação Social desenvolveu uma oficina de artes plásticas, transformando caixas de fitas de VHS em souvenir. Nesta oficina, 54 visitantes, entre crianças e adultos, criaram suas próprias artes. Foi disponibilizada, também, uma cama elástica, por onde passaram mais de 86 crianças. Uma ex-aluna de Comunicação, juntamente com uma aluna do mesmo curso, ofereceram uma oficina de origami, técnica de dobradura de papel, e ensinaram 20 pessoas a transformarem papel em coelho, peixe, rato, cachorro e gato.

Formandos do curso de Recursos Humanos ofereceram uma oficina sobre dicas de RH, ensinando técnicas de entrevista e confecção de currículo profissional a 23 pessoas.

Alguns alunos de Administração se dedicaram às oficinas de desenho livre e testes de raciocínio lógico, por onde passaram 72 e 52 pessoas, respectivamente. Na oficina de raciocínio lógico, além dos tradicionais testes diversificados, para todas as idades, neste ano a criançada ainda pode se divertir com o jogo da memória.

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Mix ofereceu cortes de cabelo masculino e feminino, atendendo 54 pessoas. Também ofereceu serviços de barbearia a 42 homens; design de sobrancelha a 12 mulheres; e ministrou um workshop de maquiagem a 30 pessoas.

Durante o evento foram servidos pipoca, algodão doce, cachorro quente e refrigerante. Foram realizados 892 atendimentos para um público itinerante de 1237 pessoas.

Após a realização do evento, a ABMES concedeu o selo de instituição socialmente responsável à Faculdade Promove, válido até 2018.

Apoiadores, patrocinadores e parceiros

Açougue do Pretinho

Bar do Jacaré

Padaria da Família

2018

13.ª edição

No dia 22 de setembro, a E. E. Professor Rousset (Polivalente), no bairro Vale das Palmeiras, recebeu o evento Promove Solidário, realizado pela Faculdade Promove de Sete Lagoas. Esta foi a 13.ª edição do evento, que já percorreu distintos bairros na cidade. Com realização anual e gratuito, o Promove Solidário corresponde ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior, instituído pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), com o objetivo de levar ações extensionistas e sociais à comunidade. Aberto a toda a comunidade, o evento proporcionou diversas atividades aos presentes.

Os alunos do 3.º período do curso de Enfermagem, sob a supervisão do Coordenador do curso, Prof. Everaldo Júnior, realizaram a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia capilar em 91 pessoas. Os alunos do 2.º período orientaram 35 pessoas sobre a prevenção à hipertensão. Os alunos do 1.º período de Enfermagem ficaram por conta de entreter  os visitantes com a pintura artística facial.

Alguns alunos do curso de Comunicação Social desenvolveram uma oficina diferenciada de desenho, permitindo que 32 visitantes criassem desenhos à vontade, sendo, posteriormente, discutidas as questões sobre arte, cultura e estética das criações. Outro grupo de alunos de Comunicação ofereceu o resgate de brincadeiras antigas a 100 pessoas que puderam brincar de dança das cadeiras, amarelinha, pular corda, rouba-bandeira, queimada, pesca maçã, corrida de saco e o mestre mandou. Alunos do 6.º período do curso de Comunicação montaram um miniestúdio de fotografia, onde fotografaram 95 visitantes. Também registrarem todas as demais atividades ofertadas. Criaram, logo após, um Instagram e a fanpage “Promove Solidário – oficina de fotografia”, onde postaram todas as fotos realizadas, gentilmente cedendo a postagem para a página Comunidade Solidária Promove (https://www.facebook.com/comunidadesolidariapromove/). O aluno Daniel de Araújo Silva, formando em Comunicação, apresentou o projeto “Fios do Bem” ao Instituto Mix, elaborado no PIM do 1.º semestre de 2018, e agora serão parceiros para continuidade do projeto, que consiste na sensibilização de doação de cabelos para confecção de perucas a serem doadas a pessoas em tratamento de câncer de mama.

Alguns formandos em Administração, juntamente com dois ex-alunos do curso e convidados da comunidade, realizaram a oficina “Destaque-se (Como formular um currículo e se destacar em uma entrevista de emprego), ensinando técnicas de confecção de currículo e de entrevista de emprego a 20 pessoas.

A oficina de testes de raciocínio lógico foi conduzida por calouros dos cursos de Recursos Humanos, Redes de Computadores e Engenharia Civil, participantes do Programa Promove Empregos. Ao todo, 42 pessoas, de crianças a adultos, se divertiram com os testes.

Parte dos alunos do 2.º período de Psicologia, supervisionados pela Coordenadora do curso, Prof.ª Vivian Silva, entregaram panfletos e laços amarelos aos visitantes da atividade “Setembro Amarelo”, conscientizando sobre a campanha contra o suicídio. A atividade contou, também, com a presença de uma representante local do CVV – Centro de Valorização da Vida. Outros alunos deste período ofereceram a oficina “Amar-me: valorização da 3.ª idade”, tendo como objetivo trabalhar a autoestima e a autoimagem dos idosos. Uma massoterapeuta e uma designer de sobrancelha abrilhantaram a atividade, atendendo a 45 pessoas.

O curso de Engenharia Civil levou duas atividades ao evento. O Prof. Júlio Lacerda e alguns alunos do curso desenvolveram uma ponte treliçada de palito de picolé, no programa de Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem, no 1.º semestre de 2018. Essa ponte foi levada para o evento, a fim de que os visitantes pudessem ver um pouco sobre o processo de construção e resistência de materiais. Ao final do evento, o professor convidou alguns visitantes para subirem na ponte, com peso corporal inicial em 35kg, testando a sua efetiva resistência, até o seu rompimento, com o peso de 85kg de um visitante. O Prof. Frederico Souza e alguns alunos do curso desenvolveram, também em um projeto de Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem, no 1.º semestre de 2018, um protótipo de uma casa inteligente, em maquete, que reproduz uma casa cujas grandezas físicas/químicas (luz e gás de cozinha) são monitoradas por meio de sensores (LDR e Sensor de Gás) e controle via Arduino. A partir dessas grandezas, alguns acionamentos são efetuados, como: acionamento de lâmpadas e LEDs, acionamento de alarme e interrupção da energia elétrica em casos de vazamentos de gás, acionamento de lâmpadas comercias, dentre outros recursos. O protótipo foi apresentado aos visitantes do evento, tendo também, como objetivo, demonstrar que as aplicações apresentadas possuem viabilidade técnica (implementação de software e hardware) e viabilidade econômica, devido ao baixo custo dos componentes utilizados em sua elaboração.

Por mais um ano, o Instituto Mix ofereceu corte de cabelo masculino, realizando 42 cortes ao longo do evento.

Em todas as atividades, foram realizados 733 atendimentos.

Durante o evento foram servidos pipoca, algodão doce, cachorro quente e refrigerante.

Apoiadores, patrocinadores e parceiros

Açougue do Pretinho

Bar do Jacaré

Apoiadores, patrocinadores e parceiros

Açougue do Pretinho

Bar do Jacaré

Padaria da Família

2019

14.ª edição

A 14.ª edição do evento Promove Solidário foi realizada no dia 06 de outubro de 2019, no Parque Náutico do Boa Vista, das 09h às 12h. O evento teve a participação de alunos, professores e colaboradores da IES.

Os alunos do curso de Enfermagem, sob a supervisão do Prof. Elano Acácio, realizaram aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

Alunos do curso de Psicologia percorreram a Feirinha distribuindo balões amarelos com mensagens de valorização à vida, em comemoração ao Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio.

Alunos de diversos cursos abordaram os visitantes da Feirinha para coleta do lacre de alumínio, disseminando, ao mesmo tempo, sobre as campanhas de sustentabilidade ambiental realizadas na Faculdade, permanentemente.

Para as crianças foram oferecidas pintura facial; brincadeiras de pular corda, amarelinha e bambolê; desenho livre; e escultura em balão.

2020

A Faculdade Promove de Sete Lagoas realizou a 15.ª edição do evento anual Promove Solidário. Ao longo dos 14 anos, o evento ofereceu ações sociais, extensionistas e prestação de serviços à comunidade. Em virtude da pandemia, este ano o evento passou por inovações. Uma delas é a unificação da campanha com o Colégio Promove, envolvendo seus alunos.

No dia 12 de dezembro de 2020, a instituição recebeu diversas doações na área externa da unidade sede, localizada à rua Dr. Pena, das 09h às 13h. Foi montada uma estrutura com tenda, mesas e caixas para recebimento das doações “drive thru”, trazendo segurança e comodidade a todos.

Neste ano, os alunos do 4.º período do curso de Engenharia Civil também participaram do evento e arrecadaram produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, que foram doados, no mesmo dia, à Vila Vicentina de Sete Lagoas.

Os integrantes da Atlética Muralha arrecadaram brinquedos, calçados e roupas infantis, a serem doados a uma instituição de caridade e a algumas cartinhas da campanha “Papai Noel dos Correios”, que este ano também está on-line. Ao todo, foram arrecadados 103 brinquedos apenas no evento.

 

Foram arrecadados, ainda, lacres de alumínio e óleo vegetal saturado, intensificando as campanhas ambientais permanentes da Faculdade. A coleta dos lacres de alumínio advém de uma parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças que, a cada 140 garrafas pets de lacres, troca por uma cadeira de rodas, a ser doada a um paciente carente. Ao longo do evento, foram doadas 09 garrafas pets, com intenso envolvimento dos alunos do Colégio Promove. O óleo vegetal saturado é uma parceria da IES com a Recóleo, empresa radicada em BH, que transforma o óleo de cozinha em biodiesel. A cada coleta, a Recóleo permuta produtos de limpeza com a Faculdade, que são doados a instituições carentes da cidade. Durante o Promove Solidário, foram arrecadados 4,5 litros de óleo.

Professores, funcionários, alunos e comunidade em geral marcaram presença no evento, contribuindo com as doações! Por mais um ano de ações sociais e ambientais, a IES obteve o selo de instituição socialmente responsável, emitido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), válido até 2021.